top of page

Psicopatologia e Saúde Pública

 

 

Objetivos

 

O Curso de Especialização em Psicopatologia e Saúde Pública promovido pela FACEI CONSMEP - Núcleo de Psicopatologia, Políticas Públicas de Saúde Mental e Ações Comunicativas em Saúde Pública - CONSMEP tem como objetivos relevantes para o campo da saúde da família, da criança e do adolescente: 

I. Oferecer instrumentos teóricos e práticos para a pesquisa, a intervenção e o ensino na área da saúde mental, proporcionando elementos para a análise interdisciplinar das políticas de saúde mental e respectivas estratégias diagnósticas e terapêuticas.

II. Fundamentar e estabelecer um campo de diálogo entre a psicofarmacologia, a psiquiatria e a psicanálise sobre as formas de diagnóstico e tratamento do sofrimento psíquico, a partir da história da psicopatologia e da sua contemporaneidade, visando à compreensão crítica e à intervenção nas estratégias de promoção da saúde mental na esfera pública.

III. Contextualizar historicamente as diretrizes políticas, éticas e técnicas presentes na legislação e na sistemática dos serviços públicos relacionados à saúde mental - SUS (Sistema Único de Saúde), ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e LRP (Lei da Reforma Psiquiátrica).

IV. Proporcionar experiências clínico-institucionais em serviços multiprofissionais de saúde mental.

Aos aprovados será conferido o título de 
Especialista em Psicopatologia e Saúde Pública.

Informações Gerais

DURAÇÃO E CARGA HORÁRIA:
2 anos – 725 horas / aula

PRÉ-REQUISITO: graduação em curso superior reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação 
PÚBLICO-ALVO: médicos, gestores do SUS, profissionais da saúde, da justiça ligados à saúde mental.

 

 

bottom of page