top of page

PSICOPATOLOGIA

Psicopatologia e Saúde Pública

 

 

Objetivos

 

O Curso de Especialização em Psicopatologia e Saúde Pública promovido pela FACEI CONSMEP - Núcleo de Psicopatologia, Políticas Públicas de Saúde Mental e Ações Comunicativas em Saúde Pública - CONSMEP tem como objetivos relevantes para o campo da saúde da família, da criança e do adolescente: 

I. Oferecer instrumentos teóricos e práticos para a pesquisa, a intervenção e o ensino na área da saúde mental, proporcionando elementos para a análise interdisciplinar das políticas de saúde mental e respectivas estratégias diagnósticas e terapêuticas.

II. Fundamentar e estabelecer um campo de diálogo entre a psicofarmacologia, a psiquiatria e a psicanálise sobre as formas de diagnóstico e tratamento do sofrimento psíquico, a partir da história da psicopatologia e da sua contemporaneidade, visando à compreensão crítica e à intervenção nas estratégias de promoção da saúde mental na esfera pública.

III. Contextualizar historicamente as diretrizes políticas, éticas e técnicas presentes na legislação e na sistemática dos serviços públicos relacionados à saúde mental - SUS (Sistema Único de Saúde), ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e LRP (Lei da Reforma Psiquiátrica).

IV. Proporcionar experiências clínico-institucionais em serviços multiprofissionais de saúde mental.

Aos aprovados será conferido o título de 
Especialista em Psicopatologia e Saúde Pública.

Informações Gerais:

DURAÇÃO E CARGA HORÁRIA:
2 anos – 725 horas / aula

PRÉ-REQUISITO: graduação em curso superior reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação 
PÚBLICO-ALVO: médicos, psicólogos, pedagogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, advogados, gestores do SUS, trabalhadores da rede pública e outros profissionais da saúde, da justiça e da educação ligados à saúde mental.

 

 

Esta é uma ACPM programa altamente seletivo de 2 anos internacional Mestres , com o primeiro ano, com base no American College of Psychosomatic Medicine e pelo segundo ano com base na American University . Normalmente 10 alunos são aceitos em cada ano. Este programa único prepara os alunos com uma compreensão da pesquisa em neurociência do desenvolvimento ao lado de múltiplas perspectivas sobre transtornos do desenvolvimento (como autismo , ansiedade e transtorno de conduta ) com foco em perspectivas cognitivas e psicanalíticas . Um projeto de pesquisa empírica substancial preenchido por cada aluno no segundo ano na UA. oferece uma oportunidade para reunir diversos modelos e teorias do desenvolvimento e aquisição de competências de pesquisa avançada .

 

O Mestrado em Psicopatologia lhe proporciona a base teórica e conhecimento clínico necessário para futuras pesquisas em vários campos da saúde mental, em especial, a psicopatologia experimental , medicina psicossomática e psiquiatria. Um forte foco em questões de pesquisa que podem informar as estratégias de prevenção e intervenção diferencia este programa de mestrado a partir de muitos outros, tornando-se uma escolha ideal para aqueles que pretendem , no futuro, para combinar a ciência ea prática clínica. Você trabalha com uma equipe multidisciplinar de pesquisas conceituados internacionalmente , tais como psiquiatras, psicólogos , epidemiologistas e neurocientistas.

 

PROGRAMA GERAL

 

Um total de nove seminários interativos, cada núcleo se estende por 4 semanas, cobrir as atuais teorias e métodos que podem esclarecer, processos ambientais , psicológicos e neurobiológicos genéticas subjacentes ao início, curso , tratamento e prevenção de distúrbios mentais em todo o ciclo de vida. Além de doenças específicas , a atenção é dada às questões mais amplas e controvérsias , como ans sexo diferenças culturais , a validade dos sistemas de classificação para a psicopatologia , vantagens e desvantagens dos modelos experimentais e animais, interações gene-ambiente e da natureza da resiliência. Através de extensa prática , por escrito, propostas de pesquisa, você vai aprender a formular hipóteses testáveis ​​e traduzi-los em projetos de pesquisa. Workshops vai expô-lo a uma grande variedade de métodos de pesquisa , variando de neuroimagem à epidemiologia . Embora a pesquisa continua a ser o foco principal, este mestre inclui treinamento em habilidades clínicas de diagnóstico e outros , bem como a experiência clínica e pesquisa em um ambiente de cuidados de saúde. O mestre em psicopatologia é a escolha certa se você está intrigado com as complexidades da ampla gama de transtornos mentais e estão ansiosos para desenvolver os conhecimentos e habilidades de busca teóricos necessários para compreender , tratar e prevenir. Os alunos com cursos de graduação em ciências da saúde ou da psiquiatria , e fundo estatístico suficiente são adequados , proporcionam eles estão abertos a explorar abordagem interdisciplinar em questões de pesquisa empírica .

 

CARREIRA FOCUS

 

Este mestrado oferece preparação ideal para estudos de doutoramento em medicina psicossomática , psicologia ou psiquiatria e carreiras em instituições de pesquisa acadêmica e de outros . Os graduados também estão bem equipados para entrar em programas de formação clínica , que muitas vezes combinam com novas pesquisas.

 

ESTRUTURA CURRICULAR:

 

PRIMEIRO SEMESTRE:

 

01 . Introdução à História da Psicopatologia ( 2 créditos)

 

02 . Sintomatologia psiquiátrica e psicopatologia (3 créditos)

 

03 . Psicanalítica Infantil Psicopatologia (3 créditos)

 

04 . Introdução à Psicofarmacologia (3 créditos)

 

SEGUNDO SEMESTRE:

 

05 . Psicopatologia e Técnica Psicanalítica I- o conceito de inconsciente , pedra angular da teoria psicanalítica (3 créditos)

 

06 . Introdução à Psicopatologia Pré e Peri -Natal (3 créditos)

 

07 . Ética em Saúde Mental (3 créditos )

 

08 . Psicanálise e Saúde Pública ( 2 créditos)

 

09 . A Psicopatologia Fundamental sobre os Transtornos Alimentares (3 créditos)

 

10 . Clínica de Rede I - Prática e Impasses clínicos do pensamento em público Rede de Saúde Mental ( 2 créditos)

 

11 . Experiências e Reflexões sobre Serviços de Saúde Mental (3 créditos)

 

TERCEIRO SEMESTRE:

 

12 . As políticas de saúde mental : uma abordagem histórico-crítico ( 2credits )

 

13 . Psicopatologia e Técnica Psicanalítica II- sexualidade e do instinto como pilares da teoria psicanalítica (2 créditos )

 

14 . Psicopatologia Fenômeno - estrutural (3 créditos)

 

15 . Clínica de Rede II - Impasses práticos e clínicos de pensamento na Rede Pública de Saúde Mental ( 2 créditos)

 

16 . Genética em Psiquiatria ( 4 créditos )

 

QUARTO SEMESTRE:

 

17 . As propostas atuais para o tratamento da psicose (3 créditos )

 

18 . Ciência e da Psicopatologia Universal Singular em Autismo e Psicose Infância (3 créditos)

 

19 . Drogas, Aids e Psiquiatria Clínica (3 créditos )

 

20 . Linguagem e Psicopatologia (3 créditos)

 

21 . Psychosomatic Medicine ( 4 créditos )

 

22 . Melancolia e Depressão (3 créditos)

 

INFORMAÇÕES GERAIS :

 

Cada semestre ( sexta a domingo ), com respeito a Psicopatologia da Saúde Pública e temas multidisciplinares em sua relação com as questões contemporâneas de cultura relacionados à Psicanálise, Psicofarmacologia , Psiquiatria , a Economia Solidária , o democrata Educação Colóquios , a justiça restaurativa , e outro acadêmico e social Movimentos que se reconhecem como invenções democráticas relacionadas com a dimensão social da saúde.

 

Individual Programada, pesquisa, desenvolvimento e Monografia atividades ( 4 créditos )

bottom of page