CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA BIOMOLECULAR
FUNDAÇÃO AMERICANA DE MEDICINA GENÉTICA E GENÓMICA ORGANIZAÇÃO FEDERAL GOVERNAMENTAL
.jpg)
Autarquia Federal Fundacional Decreto da Lei nº 200/1967.
Regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina na Resolução 1500/1998 e homologada na Resolução 1938/2010 com a assessoria da Associação Brasileira de Medicina Biomolecular (Publicada no D.O.U. de 5 de fevereiro de 2010, seção I, p. 161) CFM - USA NÚMERO FEDERAL 92-3265635.
Acordo de cooperação; define diretrizes para a política de fomento, de colaboração e de cooperação com organizações da sociedade civil; e altera as Leis nºs 8.429, de 2 de junho de 1992, e 9.790, de 23 de março de 1999. (Redação dada pela Lei nº 13.204, de 2015.
HARVARD FOUNDATION FOR SCIENTIFIC RESEARCH
AND SUPPORT OF NEEDY FAMILIES WORLDWIDE
USA FEDERAL REGISTRATION NUMBER: 88-3166386. DOCUMENT NUMBER: N22000007831.
FUNDAÇÃO HARVARD DE PESQUISAS CIENTIFÍCAS
.png)





Neurociencias
Áreas: Magistério, Pedagogia, Psicopedagogia, Psicologia, Psicanálise.
Nível: Mestrado e Doutorado em Neurociências
Titulação: Atualização Profissional em Neuroeducação
Apresentação: Muito se tem especulado sobre as atividades cerebrais no momento da aprendizagem. Novas teorias, conceitos e metodologias tentam desvendar esses mistérios para nós, profissionais da área da saúde e da educação, tentando facilitar o trato com a criança com dificuldades para aprender.
A proposta deste curso não é ditar regras ou normas que facilitem magicamente esse processo. Nosso objetivo é desvendar os caminhos da aprendizagem, entender como o cérebro funciona, os mecanismos de interações que o envolvem e como de fato o cérebro afinal de contas aprende.
Ao profissional de hoje, que à luz da neurociência se tornará um neuroeducador, estratégias serão traçadas, conhecimentos delineados e uma nova visão das dificuldades de aprendizagem.
Baseada nos mais modernos conceitos e estudos sobre a neurociência do comportamento e da aprendizagem, viajaremos pelo cérebro, descobrindo suas redes e tramas nas quais o processo atencional, a leitura, a escrita e o conhecimento matemático se estabelecem.
Objetivo: Oferecer atualização temática a acadêmicos e profissionais de nível superior, interessados no estudo das bases epistemológicas da aprendizagem, com ênfase nos processos biológicos da neuroaprendizagem e na aplicação prática dos conhecimentos adquiridos para potencializar os processos ensino-aprendizagem e intervenções psicopedagógicas. Não se trata de técnica médica ou psicológica cujas prerrogativas de estudo e aplicação são restritas a médicos e psicólogos. A abordagem é meramente psicopedagógica.Público-alvo: Acadêmicos em fase de graduação ou especialização; Mestrandos; Doutorandos e Profissionais da Educação Infantil, Pedagogia, Arteterapia, Psicanálise, Psicologia, Serviço Social, Sociologia Clínica, Filosofia Clínica, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e demais estudiosos interessados pela temática e pesquisa sobre Neuroeducação.
Duração estimada: 500 horas aula em dois anos
Metodologia: Aulas semanais
Carga-horária certificada: 500 horas
Pré-requisitos: Estar cursando ou ter concluído curso superior, mestrado ou doutorado nas áreas de Educação ou Saúde. Ter noções básicas de informática e internet para acessar os arquivos em biblioteca virtual, participar de fóruns e abrir documentos em Word e PDF.
Tópicos abordados:
Módulo I
1.1 Introdução às neurociências
1.2 Anatomia da aprendizagem
1.3 Genética da aprendizagem
Módulo II
2.1 Dificuldade para a aprendizagem
2.2 Fatores envolvidos no processo de aprendizagem
2.3 Trato com a criança com dificuldades de aprendizagem
Módulo III
3.1 Áreas cerebrais envolvidas na leitura
3.2 Arquitetura da leitura
3.3 O cérebro e a matemática
3.4 O cérebro e as dificuldades em matemática
Módulo IV
4.1 Memória e aprendizagem
4.2 Memória e atenção
4.3 Memória e ansiedade
4.4 As funções executivas e o aprendizado
4.5 Plasticidade cerebral e aprendizagem.