ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE USA
CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA BIOMOLECULAR
AMERICAN FEDERAL COUNCIL OF MEDICINE
FUNDAÇÃO AMERICANA DE MEDICINA GENÉTICA E GENÓMICA
O que é Medicina Preventiva?
Primeiro, vale a pena entender um pouco mais a fundo o que é a Medicina Preventiva. De maneira geral, ela pode ser compreendida como um conjunto de técnicas e ações de promoção à saúde. E o que faz parte dessas propostas?
A princípio, iniciativas de prevenção a diversas doenças, bem como orientações a respeito de suas complicações. Mas também estão inclusas a conscientização a respeito de cuidados com a saúde, de modo geral, e a intervenção proativa para evitar maiores riscos ou agravamento de doenças e demais problemas relacionados à saúde humana.
Essa é uma área diretamente ligada à gestão de saúde pública. Na medida em que a população aumenta e envelhece, as iniciativas que ela propõe se tornam ainda mais indispensáveis, pois a busca por qualidade de vida também cresce. Cuidar da saúde é, então, o primeiro passo para esse objetivo.
O que é o curso de pós-graduação lato sensu?
Agora, como é possível se especializar com a pós-graduação em Medicina Preventiva? A primeira opção é por meio de um curso que tenha a classificação lato sensu. Sua duração é de aproximadamente 36 meses, com uma carga horária de 3000 horas.
Essa pós não substitui a experiência de uma residência médica na parte prática, mas serve como uma introdução a conhecimentos teóricos. Além disso, apresenta atualizações, novidades e conta com professores especializados e com anos de atuação no mercado de trabalho.
A certificação lato sensu tem certificação autorizada pelo Ministério da Educação (MEC), mas ela não é considerada como um diploma. Para poder se declarar especialista depois da pós-graduação, você precisa realizar a prova de título promovida pela Sociedade da especialidade.
A grade curricular da pós-graduação em Medicina Preventiva, por sua vez, é bem ampla: você estudará disciplinas como Educação para a Saúde Pública e Comunitária, Epidemiologia e Vigilâncias em Saúde, Saúde Preventiva e Promoção da Saúde, Planejamento e Gestão Estratégica em Saúde, entre outras.
E a pós-graduação stricto sensu, o que é?
Quer se dedicar por mais tempo à pós-graduação em Medicina Preventiva? Sem problemas! A modalidade stricto sensu tem exatamente o que você procura. Ela abrange programas de mestrado e doutorado.
Normalmente, as instituições abrem inscrições e divulgam editais anualmente. O curso de mestrado dura, no mínimo, 2 anos, enquanto o de doutorado leva cerca de 4 ou 5 anos para ser concluído.
Depois de sua formação, o médico sai preparado para atuar não somente na prática, mas também nas áreas de pesquisa e de docência no ensino superior.
Na área de Medicina Preventiva, alguns programas se destacam, como o da USP-RP, o da Unifesp e o da USP. No ato da inscrição, o estudante ainda escolhe em qual linha de pesquisa deseja se especializar, o que pode variar conforme a instituição.